top of page

SAIBA COMO TRANSPORTAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Antes de levar o seu animal de estimação para viajar de carro, você deve pensar em uma série de detalhes. Se não houver uma preparação, o passeio será um transtorno para você e seu animal.

No Brasil, o transporte de bichos de maneira irregular dá multa e até retenção do veículo. Levar o cãozinho ou o gato no colo e dirigir ao mesmo tempo é infração média (4 pontos na CNH) e multa de R$ 85. Para aqueles que forem pego com animais na caçamba a infração é grave (5 pontos na CNH) e pode até gerar a apreensão do veículo, além da multa de R$ 129.

Hoje, no mercado, existe uma infinidade de produtos que podem ajudar você e seu fiel companheiro a ter uma viagem ideal.

As caixas de transporte são as melhores quando o assunto é felinos ou cães de pequeno porte. Quando o animal é maior, utilize uma coleira que se adapta ao cinto de segurança do banco traseiro.

Em caso de gaiolas, sugere-se que elas sejam cobertas para evitar que o pássaro se agite com o barulho e com o movimento não habitual. A gaiola também tem de ser fixada ao banco traseiro.

Dicas de como transportar seu animal com conforto:

1º - Não dê alimentos ao cão 4 horas antes do percurso. Para água a regra deve ser uma hora antes. Em caso de felino, o jejum é de 2 horas antes do percurso.

2º - Depois de rodar por uma hora, pare o automóvel e desça com o cão para possíveis necessidades fisiológicas. Um pouco de água é necessário para hidratação. Quanto maior o porte (médio para cima), mais curtas devem ser as paradas.

3º - Leve acessórios do bicho de estimação para que ele se sinta em casa.

4º - É obrigatório levar a carteira de vacinação e um atestado de trânsito emitido por médico veterinário particular (chamada guia de trânsito).

5º - Nunca dê comida durante a viagem: isso causa enjoo e altera o sistema digestivo.

6º - Rode com o companheiro antes da viagem em distâncias curtas para que ele se acostume com o movimento do automóvel.

7º - O ar-condicionado deve ficar em uma temperatura próxima da externa.

8º - Não levar o animal solto, nem com a cabeça para fora.

9º - Existem no mercado de pet shop calmantes naturais. Para utiliza-los, informe-se corretamente com seu veterinário.

10º Outro produto que pode facilitar a sua vida são as fraldas veterinárias, que podem evitar um “desastre” na viagem.

Fonte: revista.webmotors

Tags:

bottom of page